4/05/2009

Galinhos do Tempo ou Tuguinhas do Tempo ?

Há coisas que me deixam felizes, e uma delas é acreditar que em Portugal há uma cultura singular e única e que é exportada para outras partes do mundo através dos nossos povos. Falo nisto porque admiro a criatividade dos portugueses e o sentido prático da cultura e arte portuguesa, quando me lembro do “Galinho do Tempo”! Não sei se sabem o que estou a falar mas é um galo que os nossos pais e avós tinham e mudava de cor conforme o tempo.Não é maravilhoso? Um galo que enfeita a casa, nunca está igual e ainda por cima adivinha quando chove ou faz sol!

Quando era criança, antes de sair de casa olhava para o galo e já sabia se levava chapéu de chuva ou não, hoje em dia “infelizmente” o galo não me acompanha. 

Eu acho este “fenómeno” absolutamente divinal!  E hoje vejo que os portugueses conservam e trazem este galinho dentro da sua alma... Admiro profundamente a vocação meteorológica dos portugueses. É raro o português que não tem uma ligeira ou acentuada vocação para adivinhar se chove no dia seguinte ou não.  Melhor ainda, é rara a conversa de dois portugueses ou portuguesas que não questione a temperatura ou o nível de humidade do clima em questão, em sintonia com suas patologias ou sensibilidades! 

- Bom dia vizinha!
- Bom dia, hoje está mais fresquinho! 
- Sim, mas na semana passada esteve mais frio ainda, pois o vento estava de Norte, e os meus ossos deram logo sinal..
- Mas parece que esta semana ainda chove, pois tenho aqui um dente que me dói sempre quando chove...

É lindo observar estes verdadeiros “Tuguinhas do Tempo! Sinto apenas pena de uma coisa, que não mudem de cor também... Seria simplesmente maravilhoso, nos dias de sol ver os rostos azulados e nos dias de chuva os rostos cor de rosa... 

2 comentários:

Jo disse...

Lembro-me muito bem do 'galinho do tempo'... conheci um há muitos, muitos anos, ainda no século passado, mais precisamente que estava realmente azul com bom tempo e rosa com mau tempo, mas por estar em cima de um fogão, encheu-se de gordura e ficou sempre cor de rosa....

não me lembro onde

Jo disse...

faltaram-me as vírgulas